segunda-feira, 11 de junho de 2007

A Beleza e seus Pré Conceitos


Já dizia o poeta "As muito feias que me perdoem mas beleza é fundamental". Mas será mesmo? Será que o padrão ideal (que nunca é o mesmo de uma década a outra) existe? O que é ser belo? Quem define a beleza "mais bonita"?
Todas as sociedades sempre foram normatizads por padrões estéticos. A beleza (e seus padrões pré definidos) sempre foram fator de distinção social, porém, nunca como têm sido para o homem do século XXI.
A culpa recai sobre a mídia, que , segundo os cidadãos, manipula e influencia adultos, adolescentes e crianças. De fato, a mídia funciona como formadora de opinião, mas não se pode culpá-la, exclusivamente, pelas loucuras que as pessoas fazem em busca de uma beleza inatingível, uma vitalidade surreal, e mesmo, pela banalização da saúde(e que se leve em conta , anabolizantes, remédios, músculos, anorexia, bulimia e derivados).
O homem moderno não consegue ser Narciso, nunca se contenta com o reflexo que encontra no espelho. Os séculos de massacre social baseados na beleza são responsáveis por uma insegurança sem fim, onde agradar o próximo é mais importante do que se auto-aceitar. E o que era uma mania absolutamente feminina toma conta, cada vez mais, do universo masculino, visto os metrosexuais, muitas vezes mais vaidosos que as mulheres.
E onde fica a harmonia das formas? O diferencial de cada um,onde fica? Será que todos terão de ser "Barbies" pré-mildadas? Ao que parece sim. Ao menos até que uma grande discussão sobre a quebra de esteriótipos seja promovida (como a que está sendo veiculada pela marca Dove), a fim de que se mobilize a socieadade para que se preocupe com a beleza, desde que com inteligência, saúde e naturalidade. fazendo com que o homem aceite suas imperfeições e encontre a harmonia dentro delas.
Ou ainda nas palavras de Vinicius: "E em sua incalculável imperfeição constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda criação inumerável".

6 comentários:

Amanda Sampaio disse...

A aparência, nos dias de hoje, conta muito mais do que aquilo que a pessoa é interiormente. Não se dá o devido valor a uma pessoa que não esteja de acordo com o padrão de beleza estabeleciso pela mídia.
Todos são belos, mas cada um à sua maneira! Cada qual tem a sua beleza particular. Não se deve padronizar algo tão abstrato.

Unknown disse...

Pois é, infelizmente as pessoas estão cada vez mais neuróticas com padrões que não têm nada a ver.
É lamentável ... enfim, isso não leva a nada!

Aryanna Oliveira disse...

E pensar que algum tempo atrás isso , essas padrões meio absurdos so eram impostos às mulheres. Hoje em dia os homens se veem em situação parecida. Coisas da m9odernidade.

Felipe Vilasanchez disse...

Acho que a busca pela beleza sempre foi como é hoje, com a diferença que era mais dificil difundir um padrão, seja estético ou comportamental, pela falta de meios de comunicação de massa, que atingissem todo mundo, então a coisa se tornava mais restrita à alta sociedade e tal. E sobre a campanha da Dove, as mulheres são gordinhas e tudo o mais, mas nenhuma é vesga, nenhuma é banguela, todas são bem bonitas.
E é bacana discutir esse lance da beleza, se vocês não acharem ruim, posso postar algo, algum dia desses, sobre beleza no blog do meu grupo, meio que inspirado pelo post do grupo de vcs?

Aryanna Oliveira disse...

Beleza mesmo foi nosso SEMINÁRIO ONTEM!!!

UTOPICOS me desculpem a falta de modéstia mas ARRASAMOS XD

beijos

Amanda Sampaio disse...

O seminário foi uma beleza realmente!!!
É isso galera!!!