sábado, 14 de abril de 2007

Entre o Real e o Virtual


" - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."- Criar laços?- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."
[“O pequeno príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry]



Antes de falarmos sobre a apresentação do Grupo 4 , dia 12 de abril sobre o Big Brother Brasil e o ato de vigiar, gostaria de voltar ao do Grupo 3 ,dia 05 de abril , cujo tema abordado foi a fragilidade das relações humanas no contexto atual .

O grupo abordou o tema usando uma metodologia bem interessante . Usou artifícios que podiam completar e fortalecer essa “pauta quente” que são os relacionamentos virtuais . Mostraram uma cena do filme “Closer” que mostra a ilusão que a Internet pode causar .Um dos protagonistas acredita estar conhecendo uma mulher quando na verdade está conversando com um homem . O filme todo , aliás , retrata relacionamentos que duram frações de segundos , que são absolutamente mutáveis .
Falaram ainda sobre o livro (já citado neste blog) “Amor Líquido” de Zygmunt Bauman , que explora de maneira singular a fragilidade dos laços humanos . No final do prefácio , Bauman avisa "Este livro é dedicado aos riscos e ansiedades de se viver junto, e separada, em nosso líquido mundo moderno". E citaram trechos de outra famosa obra "O pequeno príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry.

A questão é que o mundo atual é marcado pela velocidade , pela superficialidade das relações . Vivemos um mundo prático onde a prática do afeto cuidadosamente construído, uma relação com bases sólidas, tornou-se artigo de luxo . O ser humano diz que seu tempo é gasto com trabalho , com família , com prazeres cada vez mais fugazes e portanto não pode ter o devido cuidado às pessoas que conhecem . Hoje os sites de relacionamento estão com seus arquivos cada vez mais lotados de pessoas procurando um par perfeito , a alma gêmea da sua , e esquecem da antiga “Cartilha da Vovó” , onde o dia a dia , as mostras diárias eram as provas de que se precisava para termos certeza da pessoa com quem “viveríamos felizes para sempre” (Vide o Site “Par Perfeito" , disparadamente o site que mais recebe cadastros na Internet).

A psicóloga Paula Dely , fala um pouco sobre “A magia dos relacionamentos virtuais” no site “Aprende Brasil” :
“Os tempos mudaram. Há alguns anos, as amizades — ou algo mais — começavam quando as pessoas se encontravam (fosse do jeito que fosse), conheciam-se e achavam que tinham algo a ver. Mesmo que a amizade se desenvolvesse por telefone ou por carta, o mínimo que poderia esperar é que as pessoas se conhecessem ao vivo. Namoro com um desconhecido? Isso era considerado “loucura” ou um tipo de romantismo completamente fora de moda. Eis, então, que surge a Internet e tudo isso parece virar de cabeça para baixo (...) . Parece até que há um encanto especial em conhecer pessoas sem conhecê-las de fato. E há. Talvez a magia esteja em poder se mostrar ao outro não do jeito que se é, mas como gostaria de ser. Pela rede, é possível ser bonito, desinibido, engraçado, conquistador ou qualquer outra coisa que se queira. Tudo isso com um risco mínimo, já que a pessoa do outro computador não tem a menor idéia de com quem está conversando.(...) Apesar disso, conhecer pessoas pela Internet pode ser uma experiência muito interessante, principalmente se você tomar algumas precauções: - O óbvio: não acredite em tudo o que as pessoas dizem nos chats. Muita gente fica encantada com belos discursos ou promessas de paixões devastadoras sem jamais ter colocado os olhos no(a) autor(a) das palavras. Isso aumenta o risco de desilusões e de problemas futuros. Um pé atrás não faz mal a ninguém. - Não dê informações detalhadas sobre você na rede, como endereço, telefone ou particularidades sobre sua rotina para pessoas que não conhece. Há vários casos documentados de pessoas que entram em salas de bate-papo para saber informações a respeito de pessoas por motivos nada amistosos (seqüestradores ou pessoas que costumam abusar sexualmente de crianças e adolescentes). - Não troque os seus relacionamentos reais pelos virtuais. Analise se você não passa mais tempo conversando com desconhecidos na Internet do que com as pessoas com quem convive. Se isso estiver acontecendo, é o momento para parar e pensar sobre o porquê dessa preferência. Um relacionamento virtual pode ser incrível, mas ele não deve substituir a realidade. Talvez o que torne os relacionamentos virtuais realmente mágicos seja exatamente a possibilidade de eles virarem relacionamentos reais, pois só o convívio pode proporcionar algumas surpresas. Ou você já ouviu falar em “paixão à primeira teclada”?”

Certo ou errado não podemos julgar . Real ou virtual o que não se pode perder de vista é que conhecer a fundo às pessoas com as quais nos relacionamos é extremamente importante. Muitos se casam com quem conhecem pela Internet . Outras conhecem aqueles que mais tarde serão seus algozes. O fato é que voltando a “Cartilha da Vovó” , prudência nunca fez mal à ninguém . Não se deve privar de um meio como a Internet , mesmo porque o mundo hoje é realmente prático e segue o que a “rede” manda, mas estabelecer laços fortes e intensos ainda é algo valioso . Absolutamente essencial , ainda que virtual .

10 comentários:

Daniele Pechi disse...

É inegável que a internet proporciona facilidades, encurta distâncias, mas acho que ela não pode se trnasformar em um espaço em que as pessoas se escondem e tentam mostrar ser o que não são!
A pricipal crítica que tenho a fazer é o fato de que as relações virtuais fazem com que o homem acabe por perder a sua essência. Nenhum outro ser vivo possui a capacidade de comunicação do ser humano, e ele está jogando isso fora.
Pode parecer exageiro, mas nunca se viu tantas pessoas com problemas psicológicos como hoje. Não tenho dúvidas de que muitos deles são desencadeados pela distância cada vez maior entre as pessoas e por suas relações cada vez mais superficiais.

Luiz Felipe disse...

O seminário citado acima teve um ponto que foi muito inteligente, a "integração" com o resto da sala. A criação do fake no Orkut foi uma demonstração real de tudo que foi dito em sala.

Aryanna Oliveira disse...

A internet causa muitas vantagens . Encurta os espaços , nos faz conhecer pessoas que normalmente não teríamos possibilidade mas não tem "sentidos".
Nada substitui o velho e bom abraço . Nada vale mais do que uma conversa "olho no olho" .
A intenet pode começar muitas histórias , mas não pode ser pretexto para nos escondermos da "vida real" .

Unknown disse...

O que dizer de romances virtuais ?
Acho que não passa de um conto de fadas ,onde as pessoas se escondem da realidade ...

Anônimo disse...

Sinceramente não acredito em nada que não seja consistente o bastante ... tem de ser tudo real .
Não é à toa que anda contecendo tanto crime por aí ...

Anônimo disse...

Um tema interessante este escolhido pelo grupo .
Eu ,particularmente, não acredito em relãcionamentos virtuais .
Os reais já andam por demais desconfiáveis , que dirá acreditar em relações entre bits e bytes .

Beijos e parabens pelo post e pelo blog

Player disse...

A internet é um local social de uma forma ou outra, ja esta sendo usado no lugar das antigas praças de encontros, o problema é que isso influência de várias formas no aparelho psíquico das pessoas, que cada vez mais vão perdendo o contato corpo a corpo, muitas delas até já praticam o sexo a distância, não posso vir aqui e criticar, algo que sem dúvidas revolucionou a comunicação humana, portanto, não deve ser levado como unica forma de relacionar-se, pessoas que tem "vergonha" preferem esse meio, porém acabam perdendo o dom da esperiência, algo, que não há outra forma de conseguir senão a forma classica assim digamos.

Anônimo disse...

Minha experiência em relação a relacionamentos virtuais t~em sido frustrantes ... aliás , já nem creio mais nisso .
Olho no olho ´não tem preço !

Anônimo disse...

Eu acreditooooooooo !!!!
tenho ótimas amizades e conheci a pessoa com quem estou pela net , as pessoas não podem generalizar .
tem bandidos e gente mal carater em tudo quanto é canto !!!!

Anônimo disse...

discharged mappings interaction kkkkvksa hammering jobs cheung obtaining found inadequacies taylorunder
masimundus semikonecolori