terça-feira, 3 de abril de 2007

Breve descrição da história dos EUA:



Complementando o mini-seminário apresentado na última quinta-feira, gostaria de fazer uma reflexão em torno dessa animação. Ela está presente no documentário Tiros em Columbine, de Michael Moore. É bem exagerada na verdade, assim como os outros documentários do cineasta, mas o que eu quero não é analisar se ela está totalmente correta ou não. O que me chamou a atenção nessa animação é que, tirando os exageros, explica um pouco o porquê do "discurso do medo" funcionar muitas vezes com os americanos.

Eu queria trazer essa história para o Brasil. No mini-seminário foi dito que existem pessoas que se preocupam tanto em criticar o Bush e os Estados Unidos que esquecem de olhar para nosso país e para os problemas que temos aqui. Então parei para pensar como seria uma breve descrição igual a essa, mas sobre a história do Brasil. Dá para imaginar? Se fizéssemos um tour, passando pela chegada dos portugueses, pela monarquia, república, ditadura, enfim, por todos os momentos que nosso país já passou, seria algo muito diferente disso? Desse medo, escravidão, domínio, matança, busca pelo conforto etc? Não estou afirmando nada, só estou pensando mesmo...

O que vocês acham?

Letícia Almeida

Um comentário:

Gabriel H. disse...

o brasileiro tem essa mania de apontar o dedo para o outro e não olhar para si mesmo. Faz isso tanto para elogiar como para criticar - os outros são sempre bons ou ruins, mas nós não somos nada.
Talvez seja por isso que caimos tão fácil em armadilhas como Getúlio, militares e Collor. Precisamos pensar mais em nós mesmos e corrigir as bobagens que fazemos.

Parabéns pelo blog!
Abraços,
Agá
PS: Sou do JoC e meu blog é o http://sardinhaemlata.blogspot.com