quarta-feira, 25 de abril de 2007

Primeiro seminário - Apologia de Sócrates





“A Filosofia é o caminho para a verdadeira felicidade e cujos misteres são dois : Contemplar a Deus e abstrair a alma do sentido corpóreo”.

( Sócrates )



Foi apresentado, na última quinta-feira, pelo grupo Douta Ignorância, o primeiro seminário de filosofia do ano. O grupo baseou-se no livro "Apologia de Sócrates" para fazer a apresentação.

Foram abordados vários apectos interessantes da vida do filósofo, desde a época em que ele viveu - Século de Péricles - até o seu julgamento, do qual saiu condenado.

Passou-se pela criação do conceito de maiêutica, que é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem. A auto-reflexão. Sócretes aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento" - os nobres - os quais se diziam mais sábios que o resto do povo. Sócrates, então, questionava-os e eles nada sabiam responder.

Foi contada a história de quando Sócrates consultou o oráculo de Delfos e descobriu que era o homem mais sábio de sua época. Porém, o filósofo não concordou com esta afirmação e procurou pessoas que ele julgava serem sábias (políticos, poetas, artesãos) e chegou à conclusão de que ninguém o era realmente.

Por fim, contou-se a respeito do julgamento de Sócrates, que fez a sua defesa em forma de perguntas para Meleto - acusador - que não tinha respostas e , se as tivesse, Sócrates já as previa. Após a condenação, Sócrates pôde escolher sua pena, porém não aceitaram o que ele, ironicamente, propôs: fazer refeições onde os vencedores das Olímpiadas faziam. Então, ele preferiu ser condenado à morte a parar de filosofar.

Foi feita uma analogia entre Sócrates e Martin Luther King, o qual defendia que os negros não deveriam acatar a tudo o que quisessem os brancos, ou seja, ele defendia a igualdade entre os seres humanos. Sócrates, por sua vez, pediu para que as pessoas fizessem justiça, não deixando que a soberba e o dinheiro prevalecessem no mundo.

Para completar a apresentação, foram passados slides de alguns julgamentos relevantes da História e, tabém, fotos de pessoas marcantes no cenário brasileiro e mundial.

O seminário, em seu todo, foi muito bom. Percebeu-se que o grupo empenhou-se bastante, o que implicou um resultado positivo. Aprendeu-se bastante sobre Sócrates com esta apresentação.

9 comentários:

Aryanna Oliveira disse...

Eu gostei MUITO do seminário do Douta !
A relação que eles fizeram com o Luther King foi realmente muito boa e fez chamar atenção ao modelo socrático !
As imagens estavam ótimas (ainda que falem que trocadas) e no geral ao meu ver foi tudo muito bom em se tratando do primeiro seminário de filosofia !

Aline disse...

O post ficou bom amanda ;)

eu também gostei do seminário do Douta Ignorância,ficou realmente bom e as fotos e imagens muito bem colocadas,os paralelos traçados etc...

=*

Evandro Pimentel disse...

Eu achei o seminário deles super ilustrativo. O paralelo que eles fizeram com a vida do Martin Luther King foi muito conviniente. Acho que no geral as explicações foram bem didáticas, não gerando grandes dúvidas ou confusões.

Letícia Almeida disse...

Gostei do trabalho também!
Acho que a relação com Luther King e o clipe de imagens no final foi muito original.

Nathalie disse...

uhu! ;D

meu primeiro comentário aqui, mas que todos fiquem cientes de que li todos os posts! xP

pensei em fazer uma reflexão totalmente 'brisante' de uma música; vou deixar pra abrir os posts do 2º bimestre! Provavelmente no sábado de manhã já estará postada! :D

Beijos pra todos! x***

Unknown disse...

Socrates é fantástico

"Conhece-te a ti mesmo"

XDDDDDDDDDDDDD

Anônimo disse...

Eu não gostei do seminario .
Socrates é muito mais que aquilo

Daniele Pechi disse...

Bom, com tantos comentários antes do meu fica até repetitivo falar que o seminário foi muito bom. O paralelo traçado com Luther King foi muito intelignte e bem explicado. Quem não sabia muito sobre a obra teve uma ótima oportunidade de aprender mais sobre o assunto, com uma abordagem diferenciada.

Fernanda Carpegiani disse...

Obrigada pelo post e pelos comentários! =)