
“A Filosofia é o caminho para a verdadeira felicidade e cujos misteres são dois : Contemplar a Deus e abstrair a alma do sentido corpóreo”.
( Sócrates )
Foi apresentado, na última quinta-feira, pelo grupo Douta Ignorância, o primeiro seminário de filosofia do ano. O grupo baseou-se no livro "Apologia de Sócrates" para fazer a apresentação.
Foram abordados vários apectos interessantes da vida do filósofo, desde a época em que ele viveu - Século de Péricles - até o seu julgamento, do qual saiu condenado.
Passou-se pela criação do conceito de maiêutica, que é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem. A auto-reflexão. Sócretes aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento" - os nobres - os quais se diziam mais sábios que o resto do povo. Sócrates, então, questionava-os e eles nada sabiam responder.
Foi contada a história de quando Sócrates consultou o oráculo de Delfos e descobriu que era o homem mais sábio de sua época. Porém, o filósofo não concordou com esta afirmação e procurou pessoas que ele julgava serem sábias (políticos, poetas, artesãos) e chegou à conclusão de que ninguém o era realmente.

Por fim, contou-se a respeito do julgamento de Sócrates, que fez a sua defesa em forma de perguntas para Meleto - acusador - que não tinha respostas e , se as tivesse, Sócrates já as previa. Após a condenação, Sócrates pôde escolher sua pena, porém não aceitaram o que ele, ironicamente, propôs: fazer refeições onde os vencedores das Olímpiadas faziam. Então, ele preferiu ser condenado à morte a parar de filosofar.
Foi feita uma analogia entre Sócrates e Martin Luther King, o qual defendia que os negros não deveriam acatar a tudo o que quisessem os brancos, ou seja, ele defendia a igualdade entre os seres humanos. Sócrates, por sua vez, pediu para que as pessoas fizessem justiça, não deixando que a soberba e o dinheiro prevalecessem no mundo.
Para completar a apresentação, foram passados slides de alguns julgamentos relevantes da História e, tabém, fotos de pessoas marcantes no cenário brasileiro e mundial.
O seminário, em seu todo, foi muito bom. Percebeu-se que o grupo empenhou-se bastante, o que implicou um resultado positivo. Aprendeu-se bastante sobre Sócrates com esta apresentação.
9 comentários:
Eu gostei MUITO do seminário do Douta !
A relação que eles fizeram com o Luther King foi realmente muito boa e fez chamar atenção ao modelo socrático !
As imagens estavam ótimas (ainda que falem que trocadas) e no geral ao meu ver foi tudo muito bom em se tratando do primeiro seminário de filosofia !
O post ficou bom amanda ;)
eu também gostei do seminário do Douta Ignorância,ficou realmente bom e as fotos e imagens muito bem colocadas,os paralelos traçados etc...
=*
Eu achei o seminário deles super ilustrativo. O paralelo que eles fizeram com a vida do Martin Luther King foi muito conviniente. Acho que no geral as explicações foram bem didáticas, não gerando grandes dúvidas ou confusões.
Gostei do trabalho também!
Acho que a relação com Luther King e o clipe de imagens no final foi muito original.
uhu! ;D
meu primeiro comentário aqui, mas que todos fiquem cientes de que li todos os posts! xP
pensei em fazer uma reflexão totalmente 'brisante' de uma música; vou deixar pra abrir os posts do 2º bimestre! Provavelmente no sábado de manhã já estará postada! :D
Beijos pra todos! x***
Socrates é fantástico
"Conhece-te a ti mesmo"
XDDDDDDDDDDDDD
Eu não gostei do seminario .
Socrates é muito mais que aquilo
Bom, com tantos comentários antes do meu fica até repetitivo falar que o seminário foi muito bom. O paralelo traçado com Luther King foi muito intelignte e bem explicado. Quem não sabia muito sobre a obra teve uma ótima oportunidade de aprender mais sobre o assunto, com uma abordagem diferenciada.
Obrigada pelo post e pelos comentários! =)
Postar um comentário