quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Contradição


Queria deixar aqui uma coisa que a Nathalie comentou quando a gente preparava nosso mini-seminário e achei interessante. Era sobre a tendência das pessoas se mostrarem (ou pelo menos tentarem se mostrar) individuais, diferentes. Parece que está “na moda” querer chamar a atenção pela diferença. Ao mesmo tempo, muitos estudiosos afirmam o inverso: há a solidificação de uma cultura de massas com tendência a padronização de costumes e pensamentos.

Ouvimos na rádio as mesmas músicas que estão no topo da lista de rádios americanas, européias, entre outras. A maioria se veste de maneira particularmente igual: jeans ou roupas e calçados da moda. Seguimos modas lançadas por personagens de novelas e figuras famosas. Grande parte de nossos assuntos do dia-a-dia, como vimos nas aulas de Sociologia, são “pautados” pela mídia. Com a facilidade que aderimos a uma idéia que vemos na TV, também nos livramos dela, a partir do momento que não assistimos mais esse determinado assunto.

Há exceções, mas acredito que muita gente que se sente diferente, no fundo é igual a todo mundo. À medida que estamos cada vez mais iguais, achamos que somos cada vez mais diferentes.

2 comentários:

Amanda Sampaio disse...

Acredito na idéia de que as pessoas seguem padrões pré-estabelecidos pela mídia, ou melhor, pelos detentores do poder. Às vezes, essas pessoas identificam-se com estes modelos ou apenas não querem ser excluídas da sociedade só porque não estão seguindo a moda.
Na minha opinião, o que importa, na verdade, é se a pessoa está feliz seguindo ou não as tendências mundiais impostas à sociedade.

Aryanna Oliveira disse...

Pois é ... infelizmente os que tentam ser diferentes mal sabem que se tornam acada vez mais iguais e vazios ...

Penso que muitos ainda conseguem trazer á tona aquilo que os diferencia da humanidade e isso é bom. Ainda existem pessoas aut~enticas no mundo.