quinta-feira, 27 de setembro de 2007

EU X NÓS

O nosso mini-seminário deste 3º bimestre foi sobre o egocentrismo, o qual, hoje em dia, faz com que as pessoas pensem muito mais nelas mesmas do que no coletivo; elas esquecem que fazem parte de um universo e que não são o universo em si.
Muitos dos problemas contemporâneos são causados devido ao egocentrismo humano, responsável por provocar, no homem, ganância por poder, por dinheiro, por fama etc.
Não se pode dizer que todos, mas grande parte dos problemas se resolveriam se as pessoas pensassem coletivamente e não individulamente, se elas pensassem no nós e não no eu, apenas.
O sistema capitalista nos acostuma a pensar que, na vida, é cada um por si, pois ninguém está interessado no outro, por isso devemos guiar nossas vidas de acordo com nossos próprios interesses.
Este pensamento deveria ser abolido, mas, infelizmente, já está enraizado na história da humanidade. Entretanto, cada um tem que fazer sua parte e usar seu livre-arbítrio para tentar mudar o rumo de sua trajetória.

3 comentários:

Aryanna Oliveira disse...

O seminário foi ótimo e apesar de alguns comentários ambíguos e maldosos de outros grupos, todos vocês que apresentaram se saíram muito bem e foram extremamente claros no tema ^^

Aryanna Oliveira disse...

Ah!!! As citações do Gandhi foram ótima!!! E seu post já diz tudo Amanda.

Parabéns ^^

Unknown disse...

q texto quinta série...
concordo com vc ha 10 anos haha